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A história dos jogos de luta: Década de 70

Para entender a popularidade dos games de luta, precisamos conhecer os jogos que lançaram as bases do estilo.

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Em recente entrevista, o atual presidente do UFC (Ultimate Fighting Championship), Dana White, declarou que: “A luta está no nosso DNA”. De fato, o ser humano precisa usar o corpo para se defender ou atacar. Mesmo sendo muito criticado, o maior evento de MMA do planeta coleciona uma legião de fãs, patrocínios com valores astronômicos e lutadores astros. O fato é que somos apaixonados por um combate. E quando transferimos está paixão para o mundo dos games, surgiram jogos históricos ao longo dos tempos.

Vamos mergulhar na história dos games de luta?

8 bits: Os primeiros embriões

A nossa saga começa em 1976 quando a Sega se torna protagonista. Heavyweight Champ era um jogo de boxe, com uma perspectiva lateral que logo se tornaria o padrão para todos os lutadores, onde dois robustos pugilistas monocromáticos, e com cuecas listradas, se espancavam.

A parte curiosa é que os controles eram através de mãos em luvas de boxe de plástico e fazendo movimentos de estocadas.

O jogo foi um sucesso de vendas no Japão, sendo o terceiro videogame de arcade de maior bilheteria de 1976. No entanto, agora é considerado um videogame perdido.

Apesar de ser considerado o primeiro jogo de luta da história, Heavyweight Champ acabou entrando na categoria de esporte.

Em 1979 foi lançado pela extinta Cinematronics/Vectorbeam o jogo Knights In Armor, um fighting “1 contra 1”.

O jogo consiste em uma luta de cavaleiros vista de cima, e era apenas para dois jogadores simultâneos. Cada jogador controla tudo com apenas um manche, movimentação do lutador no terreno e seus golpes com espada.

O objetivo é matar o oponente, seja a golpes de espada ou forçando-o a cair em um dos buracos. Devido as limitações do hardware, era impossível renderizar simultaneamente cenários e personagens, por isso o fundo era impresso no fundo da tela e apenas os lutadores eram renderizados.

A partir desse momento, os games lentamente foram aprimorando os conceitos de um jogador contra o outro. Ao mesmo tempo que os arcades evoluíam, os games iam se tornando mais caros, e as empresas começaram a mirar no mercado de consoles.

Também em 1979 foi lançado pela produtora Vectorbeam, Warrior, outro título às vezes creditado como um dos primeiros jogos de luta. Diferentemente dos títulos anteriores, Warrior foi baseado em duelos de luta de espadas e usou uma visão aérea. Apesar de ser único para a época, Warrior era de um modo geral terrível, com aparência horrível e controles lentos.

 

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