Notícias, reportagens, entrevistas, tutoriais, downloads e curiosidades sobre o universo M.U.G.E.N. e Ikemen

Ian Miguel: “Depois que você aprende como funciona os códigos no Mugen, tudo fica mais fácil”

Ian Miguel está a 4 anos reprogramando e convertendo chars no estilo KOF.

0 145

Ian Miguel é um maker Pernambucano da cidade de Bom Jardim. Focado em aprender a codificação do Mugen, ele modificou ótimos chars para o estilo KOF, e também criando golpes especiais para os personagens.

O “Estilo KOF” é o estilo presente na franquia do game The King Of Fighters, da SNK. Para converter um personagem neste estilo, o maker inclui as dinâmica dos golpes e o visual e cores presentes no game.

“Eu estou pegando chars que não existem nesse estilo e convertendo eles. Por exemplo o Rasputin / Broken / Capitão Kid (World Heroes), Tenjim (Art Of Fighter), entre outros, e que nunca existiram em KOF”.

Ian tem 42 anos e guarda boas lembranças em relação aos games: “o primeiro contato com games faz muito tempo, foi com clássico Atari. Eu vi surgir o vídeo game no brasil, e até hoje nunca parei de jogar, principalmente jogos de luta e RPG que são os meus favoritos”.

Mas para alguém ser fã da engine Mugen, não há duvidas que é fã de jogos de luta. E Ian ele ele KOF, que é o foco das suas conversões, e também Street Fighter 5.

O Street Fighter 5 é o melhor em tudo, principalmente na jogabilidade. Tem alguns erros, mas mesmo assim é o melhor jogo de luta que existe até hoje.

Foi no ano de 200, na casa de um amigo que Ian teve o primeiro contato com o Mugen.

Eu fiquei muito feliz em saber que eu poderia fazer o jogo de luta que eu sempre quis. E hoje estou fazendo isso, com 4 anos de dedicação pra aprender a programar.

Ian Miguel Programador de Mugen

 

Codificar e programa no Mugen talvez seja a tarefa mais complicada que existe dentro da engine. Mas Ian manteve seu foco, ignorando toda dificuldade.

“Eu me dediquei 4 anos sem parar até aprender o que eu sei hoje. E a dificuldade maior foi saber a lógica de aprender as coisas mais dificeis, tipo como eu faço pra “descobrir” tudo que eu quero em Mugen. Mas depois que você aprende como funciona os códigos, ai tudo fica bem mais fácil”.

Ian mantém um canal no YouTube onde faz lives mostrando seus trabalhos, codificações e tutoriais.

Para seus trabalhos, Ian elege o Screenpack do make Junio Lima, como favorito. O Screenpack é baseado na franquia KOF, mas ainda não tem nome e nem maiores informações.

Compilações e edições

Sobre a polêmica que envolvem as compilações, Ian Miguel não vê grande problemas.

95% dos Mugen's são compilações, mas agora, editar um projeto já pronto, e se tiver bem feito, eu sou contra, e msm se estiver ruim, é melhor a pessoas deixar pra lá, e montar seu próprio Mugen. Até porquê editar um Mugen já feito, é coisa de preguiçoso. Quero ver começar do zero, igual eu fiz durante 4 anos, e com uma programação inédita.

Desde que aprendeu a codificar, Ian está mergulhado no seu projeto com personagens todos no estilo KOF. Inclusive, ele gostaria de ver algum outro maker criando o personagem Nash, do Street Fighter, no estilo SNK.

“Pena que ainda não tem uma versão dele no estilo KOF”

Sobre outros makers que acompanha e admira, Ian cita Yajirushi Erudon: “ele é muito bom com sprites“.


Contatos

YouTube

Facebook

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.