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Beto, o criador do Jaspion para o Mugen

A criatividade de Beto o levou a criação do personagem Jaspion, adorado entre os fãs de Mugen.

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Nós brasileiros temos uma relação forte com os Tokusatsus. E tudo começou em 1964 com National Kid. Pra quem não está familiarizado com o termo “Tokusatsu”, eu explico. A palavra é um termo em japonês para filmes ou séries em live-action (com atores reais) que fazem um uso forte de efeitos especiais, às vezes bem toscos, mas fascinantes para a época.

National Kid foi o primeiro Tokusatsu transmitido no Brasil.

Efeitos especiais? Bem, isso cairia bem no Mugen, não é mesmo? Personagens com Jaspion, Ninja Jiraya, Jiban, Changeman, ou o próprio National Kid, fariam muito sucesso na engine. Mas poucos se atreveram fazer um char “decente” para o Mugen.

Podemos fazer menção ao Jiban do Ryou Win, que é uma relíquia.

Neste bate papo de hoje eu conversei com o Herbert. Ele é de João Pessoa, da Paraíba, e pelo nome você não irá recordar. Mas se eu te disser que a conversa é com o Beto, criador de muitos chars, entre eles o tão desejado Jaspion?

“Acredito que fiz um dos personagens mais aguardados. Principalmente, por brasileiros…”

Lembranças remotas sobre games

Beto SSJ4 (apelido que usava por causa do Super Sayajin 4 do Dragon Ball GT) ou apenas Beto, como prefere ser chamado, diz que nunca foi proprietário de um vídeo game.

Eu vi algumas vezes uns amigos jogarem em locadoras. Street fighter e Mortal Kombat eram os carros chefes. Eu comecei a jogar mesmo nos fliperamas, já no inicio adolescência.

Beto Mugen Maker

 

Para situar melhor, seu primeiro jogo de luta foi o clássico X-Men Children of the Atom, de 1994. “Eu joguei poucas vezes. Eu lia quadrinhos e os X-Men eram meus heróis preferidos. Até hoje, ainda são. Mas eu comecei mesmo a jogar Marvel Super Heróis. Aquele jogo quase me enlouqueceu. É um dos melhores jogos de luta da Marvel, lançado pela Capcom”.

Beto também lembra que teve boas experiências com outros games no estilo “briga de rua”, ou Beat ‘Em Up: X-Men Arcade, Capitain Commando, Alien Vs Predador e outros.

“Eu joguei muito o Real Bout Fatal Fury, SNK vs Capcom, etc… E todos esses jogos, influenciaram minhas criações”.

O Mugen foi um colega da escola que falou dele. De início Beto não levou muita fé. Mas após dois anos, ao receber seu primeiro computador, ele pode desvendar a tal promissora engine.

Eu imagino que todos que montam uma compilação no Mugen sentem falta de alguns personagens. No meu caso eram justamente Jaspion, He-Man, Lion-o e outros. Alguns foram feitos no decorrer dos anos e outros nunca. Aí eu comecei a arregaçar as mangas e começar a fazer as coisas que precisava.

O processo foi demorado, segundo ele levou dois anos fazendo pequenas edições de char pra MVC. Um ano depois Beto arriscou nas edições de sprites e, em 2013, finalmente lançou 4 wips. Dark Wolverine, X-23, Coruja e Jaspion.

“Mas eu acabei cancelando 2 deles depois, mantendo só Jaspion e o Dark Wolverine. Mas eu ainda não estava pronto pra criar um char completo e foi um longo caminho para que eles fossem criados”.

Beto afirma que a parte mais trabalhosa e editar e criar sprites. E conta com algumas amizades na hora de codificar: “Codificar, até hoje não sei, mas se dá um jeito. E, ás vezes você faz alguma amizade que te dá uma força quando está enrolado”.

Wip é a abreviação de work in progress. É quando o char ainda está em desenvolvimento.

Projeto cancelado

Os primeiros personagens viraram um projeto de jogo completo onde teriam o crossover de Jaspion, He-Man, Lion-O e outros. Mas Beto decidiu cancelar porque alguns fãs dos personagens insistiram em compilar e editar os chars.

E os grupos ou pessoas que fazem isso não queriam acordo. Lançaram ou criaram projetos muito superficiais do tipo Jaspion Vs Tartarugas Ninja

 

O grande problema para ele é que as pessoas não sabem criar elementos e personagens do universo do Jaspion, e nem balancear os outros personagens pra ficarem iguais. E ainda cita as críticas que ouviu de seus personagens: “Era muito frustrante e desgastante, ouvir eles dizerem que eu fiz apenas alguns sprites. E que era tudo sprite Capcom, e que todo mundo podia usar”.

Beto ainda ouviu críticas do tipo “você só fez alguns sprites e fica querendo ser dono do char”.

Criações notáveis

As principais criações de Beto são, de fato, o Jaspion e o Dark Wolverine. “Os dois tem praticamente o mesmo estilo. Tiveram inspiração nas criações de Loganir e foram reformulados várias vezes”.

E o sucesso do Jaspion foi muito maior do Beto esperava. “Ouso dizer, que foi um dos personagens mais acessados no Mugen naquela época. Se não tiver sido o mais. O vídeo tem quase 25 mil visualizações. Foi baixado quase 6.000 vezes pelo meu link. Se não falha a memória, meu blog (deletado) estava sendo visualizado umas mil vezes por dia, quando Jaspion estava sendo codificado”

Basta algumas pesquisas na internet para comprovar o sucesso do personagem. “No Facebook tem um vídeo dele contra o Homem de Ferro, que deve ter batido 50.000 a 100.000 visualizações… Várias pessoas iniciaram no Mugen por causa dele”.

E temos novidade pela frente. Beto está com o projeto Mumm-Ra. “Ele vai aparecer em uma pose do Meu Lion-o. Ele é um dos meus projetos antigos que desejo terminar. Mas não seria tão difícil fazer um. É que estou sobrecarregado com coisas inacabadas, cada vez que inicio outro projeto, fica ainda mais difícil de concluir”.

O processo de criação

Beto diz que o primeiro passo é fazer um sprite. “Eu chamo de Sprite zero. Ele vai ser a base pra criar todos os Sprites”.

Outro ponto importante é ter em mente os golpes antes de você criar. “Precisa misturar bastante bases para o char não parecer um cosplayer de outro char. No meu caso, além de fazer isso, eu faço sprites do zero. Pernas, braços, mãos…. às vezes, um Sprite inteiro. Também já fiz um char só com o mouse, sem usar nenhuma base. Ele pode ser visto no meu canal do YouTube, em seu estágio beta. É o Superman”.

A desunião na comunidade do Mugen

É algo que não se pode passar o pano, infelizmente. Existe muita coisa nos bastidores do Mugen, que não são muito bonitas. O melhor que você pode fazer é ignorar e manter o foco em seus projetos.

Mas Beto concorda que, o fato de a comunidade manter o conteúdo do Mugen online, é o segredo do sucesso da engine. Ele acredita que no futuro as pessoas vão encontrar os jogos completos e compilações.

Outro ponto forte é que, o concorrente direto do Mugen, o 2D Fighter Maker parou no tempo, não sendo atualizado desde 2002, mas os jogos dele estão online. “Muitos bons jogos. É que o mesmo pode acontecer com o mugen”, acredita.

Consegue eleger um char e Screenpack favorito?

“Os melhores chars de todos os tempos são o Thor e Wonder Woman de Loganir. Eu gosto de Mica Screenpack por Old Gamer.

Mica Screenpack

Projetos em andamento

Atualmente Beto se concentra no projeto “Mugen Paypal Project”. E será através de um financiamento coletivo. E o motivo inicial era bem nobre:

“A princípio esse projeto era pra ajudar no tratamento veterinário de um Pet. Infelizmente ele se foi, mas eu mantive o projeto”.

E Beto tem vários projetos a desenvolver através do financiamento. Se tudo der certo, em breve teremos os personagens Spider-Gwen e X-23. “Em breve a X-23 vai começar. Quem quiser participar, entra em contato”.

E o futuro? “sinceramente, não sei o que vai acontecer depois de concluir esse projeto. Só o futuro vai dizer. Algumas pessoas me criticaram bastante quando fiz isso, mas o emprego de uma habilidade não precisa de permissão nem direitos autorais. Os artistas do Deviantart fazem milhares de comissões e não tem nenhum problema, e sempre com conteúdo de terceiros”.

Se pudesse mudar ou acrescentar algo no Mugen?

“Acho que o ikemen já está fazendo isso. Modo Tag Team nativo, por exemplo, e a possibilidade de enfrentar só um personagem no Modo Team, etc… O Ikemen está substituindo o Mugen aos poucos”.

Pergunto se Beto pretende lançar algum projeto no futuro para o Ikemen: “Penso sim. Se houver alguém disposto a criar tutoriais dessa engine, eu seria um usuário dela também”.

Gostaria de ver algum char sendo criado?

“Bem, personagens da Marvel, DC, Image, os desenhos da TV como He-Man e os Thundercats. Os personagens japoneses como o próprio Jaspion e Kamen Rider seriam todos bem vindos no estilo MVC“.
Thundercats

Quais makers você admira e gostaria que fosse entrevistado para o site?

O Loganir, Ryou Win, O Ilusionista, ZVitor, Gladiacloud, Ucash (criador do Motoqueiro Fantasma), Hanibbal (criador do primeiro Superman), Isela (criador do Surfista Prateado da Scruffydragons, Sunboy, Splod….) Alguns deles, infelizmente, não podem ser localizados ou não lembro no momento.


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